Analise a participação dos estados unidos na instauração do regime militar no brasil em 1964
Com o fim da guerra fria o controle mundial ainda estava sendo disputado, onde o objetivo dessa disputa envolvia questões ideológicas, políticas, econômicas e militares. De um lado os Estados Unidos com ideais de combater o comunismo por outro lado a União Soviética queria expandir se aliando a outros países, da mesma forma os Estados Unidos também buscaram apoio para não permitir que o que o comunismo tivesse o domínio que a União Soviética buscava.
No Brasil a influência dos Estados Unidos foi muito importante para culminar o golpe de 1964 a liderança do país nas mãos de militares onde as decisões nacionais estavam sob o controle do regime militar. Segundo Peter kornebleh (coordenador estational security anchies-EUA), existe uma coleta de documentos que narram minuto a minuto os fatores que levaram ao golpe, e nessa coleta de documentos é observado desde 2 de abril de 1964 quando João Goulart deixou o pais.
O governo de João Goulart foi caracterizado pelo grande espaço dado as manifestações sociais, estudantis e populares na qual gerou preocupação nas classes conservadoras principalmente nos militares, pois tinham o receio que os ideais comunistas predominassem no país, assim como Fidel Castro estabeleceu em Cuba.
A influência dos Estados Unidos é constante um exemplo foi à vinda do embaixador norte americano Lincon Gordon para o Brasil quando quem estava na presidência do país era Jânio Quadros e tinha a missão de bloquear todas as ações de João Goulart impedindo então que houvesse uma guinada para a esquerda. Dessa forma a ingerência dos Estados Unidos na vida política, econômica e social brasileira foi sendo estabelecida.
O embaixador desenvolveu várias atividades no país na qual pregava a idéia de uma aliança de todo o mundo