Analise: A noite estrelada de Van Gogh
Leitura Formal.
Cores: Foram usadas variações de amarelo para representar as estrelas e a lua transmitindo uma sensação de brilho, em contraste um fundo azul do céu e sobre a vila realça o efeito vibrante do amarelo.
Forma: Encontro na obra formas onduladas e curvadas que passam uma sensação de movimento mais também a pequenos trações retos e quadrados na forma das casas e em suas iluminações.
Símbolos: O uso de cores primarias como o amarelo para criar um contraste e brilho fazendo com que se completem.
Escala: As suas dimensões são 73,7 cm × 92,1 cm, o quadro e grande e ao se afastar e ter maior visão geral dele mais nítidos se tornam os elemento.
Espaço: A uma ilusão de profundidade ao colocar o cipreste mais a frente e o vilarejo ao fundo assim como a distancia da linha do horizonte.
Materiais: A obra foi pintada a óleo que e facilmente encontrado, ele utilizava muita tinta.
Processo: Seus traços eram fortes e buscava expressar sentimentos
Composição: A obra e dividida em duas linhas, na horizontal vemos a divisão pela linha do horizonte e na vertical pelo cipestre que foi colocado bem a frente da pintura assim criando um ponto para entender a perspectiva.
Leitura Temática
Conteúdo: A obra “A Noite Estrelada” e uma representação imaginaria de Van Gogh, ela representa a contradição entre o céu aditado sobre o calmo vilarejo. Mensagem: Que enquanto ao dia o sol ilumina e faz tudo em terra brilhar durante a noite o céu e as estrelas tomam o seu lugar e que mesmo a noite tem seus brilhos.
Titulo: “A Noite Estrelada”
Tema: Vicent pintou “A Noite Estrelada” de memória, ele estava em Saint-Rémy-de-Provence um asilo (1889-1890) já que estava problemas psiquiátricos.
Tipo \ Gênero: Durante sua estadia no asilo Van Gogh pintou diversas paisagens da região, ele acaba utilizado de um estilo próprio com o uso de cores primárias as quais para ele tinha significados distintos
Leitura