A NOITE ESTRELADA Artes
1-Técnico:
Nome da obra: A noite estrelada
Pintor: Van Gogh
Data: 1889
Local: Museu de Arte Moderna de Nova York
Técnica: Óleo em tela
Tamanho: 73,7 cm x 92,1 cm
2-Factual (descrição sem julgamento):
Ao primeiro plano, há uma torre e o céu, bem iluminado. No segundo plano, há várias casas de pequenas estruturas. Ao terceiro plano, há um vale desenhado com curvas intercaladas. Van Gogh utiliza, basicamente, duas cores primárias: o azul (cor fria que é divida em vários tons pela obra) e o amarelo (cor quente que se encontra com poucos focos na obra). Utiliza-se a rachura.
A Noite Estrelada é uma pintura que retrata a noite em uma cidade, que é iluminada por uma lua radiante e por pequenos focos de luz representando as estrelas espalhadas pelo céu azul turquesa. No solo, há várias casas, simples e humildes.
A imagem de belo, glorioso e magnífico das árvores da floresta a arder em direcção aos céus como tochas da alma; os ciprestes são as tochas da alma de van Gogh.
No espectáculo da noite estrelada, o pequeno povoado com a sua igreja, adormecido ao centro, tem um papel claramente secundário.
Depois do período de Arles, caracterizado pelo uso de cores primárias, van Gogh regressa ao cinzento, ao ocre e às cores misturadas. As linhas enrolam-se, unem-se em traços dinâmicos, criando redemoinhos, sublinhando os movimentos e os contornos com espirais.
As pinceladas de amarelo e branco sobre o fundo azul-escuro, fazem com que as estrelas se abram como coroas brilhantes.
3-Expressionista (descrição com julgamento):
A pintura retrata, de forma religiosa, uma cidade simples com casas pequenas e uma igreja humilde. Van Gogh, possivelmente, poderia querer representar uma cidade que fora afundada, ou falida, em sentidos financeiros. Os traços dinâmicos e circulares dão a impressão de que essa cidade esta debaixo da agua. A alta torre que ocupa boa parte da obra, parece uma alga marinha. Descrevo entao, que a cidade poderia situar-se numa pequena ilha que,