ANALISE TEXTUAL 1 A 5
Por que nos comunicamos?
Já parou para pensar que tudo para nós, seres humanos, tem de ter uma explicação?
Isso chama a atenção para uma coisa que fazemos constantemente, mas não nos damos conta: procuramos sempre dar um sentido aos fatos, interpretar situações, interpretar o mundo e a vida.
“Não é possível não comunicar... não existe comportamento que não seja comunicação.”
(Paul Watzalawick)
Buscamos dar sentido aos fatos quando:
Comunicamos nossa maneira de pensar: "Prefiro ficar com todos os defeitos que as pessoas dizem que tenho, do que fingir ser alguém que não sou.”
Defendemos ideologias : “Em vez de pensar ‘quero fazer’, pense ‘consigo fazer’. Em vez de pensar ‘quero ser’, pense ‘posso ser’. Pensar ‘quero’ é força de vontade, mas pensar ‘posso’ é força da convicção.”
Expressamos nossos sentimentos: Eu + Você = Beijos, risadas, abraços, carinhos e amor.
Difundimos idéias: “E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música.”
Mesmo quando buscamos dar sentido aos fatos, ponderamos a nossa maneira de falar, com base nas situações em que somos colocados(as). Clique nas caixas e veja os exemplos:
Informalidade : E ai, brother? Bora pegar onda?
Formalidade : Muitíssimo bom dia! Gostaria de convidar-lhe a adentrar ao oceano para iniciarmos a prática da modalidade esportiva denominada surfe.
Percebeu a diferença nas falas do surfista? Tanto no contexto formal quanto no informal, sabemos, intuitivamente, nos comportar de forma adequada, usando uma linguagem apropriada a cada situação. Adaptar a linguagem para situações formais ou informais fazem parte de nossa realidade, embora muitas vezes não identifiquemos isso.
A língua é um produto social e cultural constituído por signos linguísticos, caracterizado por um código, e a linguagem é o veículo de expressão.
Como vimos anteriormente, a língua também varia de acordo com o contexto de comunicação, já que não falamos sempre do mesmo modo. Sendo