Analise Sony
Analise do Projeto Ambiental Sony
“Road to Zero”
Felipe Neves de Lima
RA 203592014
Guarulhos
2014
Em 1993, a Sony formalizou sua preocupação ambiental e estabeleceu uma estrutura a ser aplicada em suas unidades em todo o mundo. Desta iniciativa, surgiram a filosofia e uma série de princípios a serem adotados nas atividades de gestão ambiental em todo o Grupo, com o objetivo de contribuir para uma sociedade sustentável.
Como parte da ação para atingir a meta de pegada ambiental zero, a Sony implementou o programa “Road to Zero” (Caminho para o Zero) em seu plano ambiental global, que consiste em reforçar a visão ambiental do Grupo Sony e em atingir diversos conjuntos de metas a médio prazo, com o objetivo de atingir a meta de pegada ambiental zero até 2050.
Diversas ações de alcance global do grupo Sony foram colocadas em práticas ao longo dos anos para atingi as metas do programa. Citarei abaixo algumas ações que estão em pratica atualmente no Brasil.
A Parceria Verde com o Fornecedor é um programa desenvolvido pela Sony e mundialmente aplicado em suas fábricas e unidades de negócio, incluindo a de Manaus.
Todos os fornecedores de insumo a serem incorporados nos produtos e/ ou vendidos pela Sony, passam um processo de certificação, por meio de treinamentos, implantação de sistema e auditorias de confirmação.
Desde 2002, a Sony determina, por meio da sua Política Ambiental, metas para a eliminação de substâncias prejudiciais ao meio ambiente em suas matérias-primas, partes e peças de produtos. Ao longo desses anos, a Sony baniu substâncias como Chumbo, Cádmio, Mercúrio e outros de seus produtos e acessórios.
Desde janeiro de 2006, substituiu a solda convencional e adotou a solda livre de chumbo (Lead-Free Soldering) em toda a cadeia de fabricação de seus equipamentos.
Os processos, instalações, produtos e serviços são incorporados a um Sistema de Gestão Ambiental (ISO 14001),