analise sintatica
SUJEITO: Pergunta-se quem? Ao verbo e pode ser simples, composto, desinencial, indeterminado e inexistente.
PREDICADO: Tira-se o sujeito, o que sobrar é predicado, pode ser:
NOMINAL: verbo de ligação + predicativo do sujeito (característica fornecida ao sujeito) O núcleo e sempre o nome- (predicativo do sujeito)
Verbo de ligação: ser, estar, parecer, permanecer, ficar, continuar, andar(no sentido de estar)
Predicativo do Sujeito: Aparece com verbo de ligação e é a palavra que dá qualidade ao sujeito.
VERBAL: há verbo de ação (indica a ação praticada pelo sujeito). O núcleo e sempre o verbo.
Intransitivo: Quando se lê a frase até o verbo e entende, isto é , são os que não precisam de complemento, só aceita um adjunto adverbial a seu lado.
Verbos intransitivos: bastar, dormir, andar, doer, sair, parar, cessar, cair...
Transitivo – Quando se lê e não entende, isto é , precisa de um complemento para ter sentido. Temos os verbos Transitivos Direto, Indireto e Transitivo Direto e Indireto.
Direto - Quando se pergunta o quê para o verbo exigindo um Objeto Direto.
Verbos Transitivos Diretos - abandonar, abençoar, aborrecer, abraçar, acompanhar, acusar, admirar, adorar, alegrar, ameaçar, amolar, amparar, auxiliar, castigar, condenar, conhecer, conservar, convidar, defender, eleger, estimar, humilhar, namorar, ouvir, prejudicar, prezar, proteger, respeitar, socorrer, suportar, ver, visitar.
Indireto - Quando pergunta ao verbo de que, de quem, a quem, a que para que, para quem para o verbo exigindo um Objeto Indireto.
Verbos Transitivos Indiretos - abusar de – aludir a – assistir a – aspirar a- investir em – ansiar por- atentar em – agradar a – agradar a – bater em – contentar com,de, em – cuidar de –crer em – carecer de – confiar em – contribuir para – gostar de – interressar a
Direto e Indireto