ANALISE PROD
Análise do Produto
Éverton Arruda
Análise do Produto
O ponto central do marketing é o intercâmbio de valores entre as empresas e seus clientes.
Esses valores, tomam a forma de produtos para satisfazer necessidades e desejos de pessoas e de organizações. Uma primeira análise é a identificação do conceito do produto, através da explicitação das necessidades e desejos que ele visa a satisfazer.
Tanto a empresa que fabrica ou presta um serviço quanto sua agência de comunicação devem ter esse conceito bem claro, pois ele orientará todo o plano mercadológico e de comunicação. O conceito do produto normalmente identifica o
"pacote" de valores oferecido pelo fornecedor, as necessidades que ele visa satisfazer e o público alvo principal do produto.
Todo conceito deve ser revisto periodicamente, pois os mercados, os valores e os comportamentos dos indivíduos são dinâmicos, e os produtos têm de acompanhar essa evolução. Alguns produtos, hoje, têm um conceito bem diferente daquele que tinham quando foram inventados.
O leite condensado, por exemplo, foi inventado como forma prática de se conservar e facilitar o transporte do leite...
...para ser usado como ração de soldados em guerras, e a indicação de uso original era colocar água ou café. Hoje essa finalidade nem consta nas instruções impressas no rótulo do produto.
O leite condensado atualmente é usado para o preparo de sobremesas, coberturas ou até para ser consumido puro.
Os bens tangíveis proporcionam algum benefício funcional ou psicológico ao usuário.
São produzidos e depois distribuídos, podendo ser transportados e estocados.
Os bens duráveis são aqueles em que a utilização e a reutilização não altera a sua integridade, ou seja "não tira pedaço"
(automóveis, livros eletrodomésticos, etc.).
Os bens não duráveis são aqueles em que a cada uso uma parte é consumida e não pode ser reutilizada