Analise organizacional
AS ORGANIZAÇÕES VISTAS COMO CULTURA
JAPÃO
O Japão, país líder de poder industrial, assumiu o comando do mercado internacional, estabelecendo sólida reputação de qualidade, confiabilidade, valor e serviço. Saindo da 2º Guerra Mundial, se levantou das cinzas, teve sucesso ao chegar ao mais alto ritmo de crescimento.
Podemos dizer que as razoes desse sucesso deve-se a cultura e a forma de vida em geral, e tentamos compreender também a vida organizacional.
Cultura significa que diferentes grupos de pessoas têm diferentes estilos de vida.
Os estilos e filosofias de organização e administração terão características de cada cultura.
No Japão, por exemplo, diferente do que acontece no ocidente, nas organizações prevalece o espírito colaborativo de uma aldeia, ou comunidade, o que influencia na experiência de trabalho, existindo grande ênfase nas preocupações compartilhadas.
Os colaboradores têm um compromisso com a organização por toda a vida, o trabalho é uma extensão de sua família. Acredita-se que esse espírito colaborativo vem dos valores culturais, dos campos de arroz, do servil samurai. Além do que as plantações de arroz são uma atividade precária devido à escassez de terra e pouco tempo de cultivo. Outro exemplo de protótipo japonês que seria o de assumir projetos que parecem impossíveis.
O processo de cultivo requer intenso trabalho em grupo, e se alguma família falhar, todo o grupo sofre.
A hierarquia na corporação japonesa é muito mais um sistema de serviço mútuo do que um sistema de cima para baixo, permite também aos trabalhadores atingir o auto respeito através de servir dentro do sistema.
Mas também existem alguns aspectos desagradáveis, normalmente chegam mais cedo ao trabalho e saem mais tarde, buscando maior eficiência. E como os ocidentais, também sofrem constantes pressões para atingir as metas. A diferença é que o japonês tem maior capacidade de sorrir e suportá-las.
ESTADOS UNIDOS
Uma cultura modela a