analise obra olavo bilac
Dentro deste contexto, o Parnasianismo brasileiro foge um pouco do ideal parnasiano original francês, pois os poetas brasileiros não tinham a mesma preocupação com relação à objetividade e cientificismo que os franceses tinham. Além disso, os parnasianos brasileiros não fugiram completamente do subjetivismo, que era uma marca do Romantismo. Porém, diferindo do pensamento romântico de antes, os poetas parnasianos tinham uma visão pessimista do homem, pois o enxergam preso à matéria e sem meios de se libertar – o que é um pensamento com influências do cientificismo.
Quanto ao poeta Olavo Bilac, pode-se dizer que embora ele seja um escritor parnasiano, ele também está filiado de certa forma ao Romantismo, uma vez que Bilac apresenta uma sensibilidade muito próxima ao subjetivismo romântico. Assim, a obra de Olavo Bilac aparece como uma combinação entre a tradição clássica dos poetas portugueses e franceses com um romantismo de caráter tipicamente brasileiro.
Do ponto de vista formal, os poemas de Bilac são ímpares dentro da literatura brasileira, não tendo muitos outros exemplos de tamanho rigor formal e