Analise FOFA
Fortalezas: Agrobiodiversidade, conhecimento, vontade de mudança, Disponibilidade de água, baixo custo de produção.
Fraquezas: Pouca força de trabalho, dependência de insumos, erosão, falta de barreiras, falta de diversidade na cobertura verde.
Oportunidades: Programas institucionais, existência de um mercado local, fácil acesso a propriedade, relação com a UFFS, capacitação em cursos agroecológicos.
Ameaças: Contaminação por agrotóxicos, dependência do mercado institucional, falta de mão de obra na região,
Trabalho ano passado
Considerações inicias da metodologia. A metodologia empregada para a análise da propriedade se baseia no sistema rápido de avaliação da sanidade de cultivos e na qualidade do solo, baseada em Altiere e Nicholls (2002) e Nicholls et al. (2004) tendo enfoque na agrobiodiversidade e no manejo agroecológico. Essa metodologia têm como ponto chave as compreensões que existem em diversos âmbitos do ecossistema, levando em consideração aspectos do solo, ecossistema, diversidades animal e vegetal, manejo do sistema, recursos hídricos e aspectos econômicos. O destaque desse método está nos indicativos de fácil compreensão tanto pelos produtores quanto pelo responsável pela análise, é um método prático para tomadas de decisões, é um método “sensível” o bastante para refletir mudanças no ambiente e aponta a estreita inter-relação homem e ecossistema. Deve-se lembrar que esses fatores não são estáticos e podem ser moldados de acordo com o ecossistema e a opinião do proprietário do terreno.
Apresentação da propriedade. No dia 1 de março foi realizado uma visita na propriedade do Sro Vilmar e Sra Marilda do assentamento 8 de junho, com objetivo em analisar a mesma. Nesta propriedade percebe-se à mata nativa em sua volta alem de cultivos orgânicos e convencionais, sendo que os cultivos orgânicos esta mais voltada na produção de hortaliças e batatas doce para ser comercializado, sendo que na parte convencional são