Analise financeira de uma empresa
O sector de actividade em análise enquadra-se genericamente no designado sector mobiliário.
Esta indústria é caracterizada pelo modelo de gestão familiar, mão-de-obra pouco qualificada ou indiferenciada, tem uma produtividade abaixo da média de outros sectores das indústrias portuguesas e das indústrias mobiliárias da União Europeia. Apesar do desenvolvimento tecnológico, da flexibilidade de produção e da diversidade de produtos, o sector mobiliário é pouco profissionalizado nas questões de gestão, marketing e políticas comerciais.
A Marcomovel é uma empresa produtora de mobiliário para cozinha que representa cerca de 10% de todo o sector mobiliário. Este sector de actividade é constituído maioritariamente por pequenas e médias empresas (PME). Mais de 90% das empresas produtoras de mobiliário para cozinha evidenciam um volume de negócio ou balanço inferior a 2 milhões de euros, uma situação que não estará dissociada da dificuldade de acesso ao financiamento e aos mercados externos.
II- Analise do Balanço e da Demonstração do Resultados (anos 2010-2011)
A informação patrimonial, financeira e económica das empresas é revelada, entre outras demonstrações, no Balanço e na Demonstração de Resultados. É, pois, na análise destes dois documentos que vamos centrar a nossa atenção.
BALANÇO
O primeiro grande grupo do balanço enuncia os activos da empresa e mostra o valor total de tudo o que a empresa possui, isto é, o Activo.
Relativamente ao valor total do activo, tanto no sector mobiliário de cozinha como na Marcomovel, este evidencia uma evolução negativa do ano 2010 para 2011.
As principais rubricas do activo são os Activos fixos tangíveis (dentro dos activo não corrente), Clientes e Inventários (dentro do activo corrente).
No sector, estas rubricas representam cerca de 31%; 30% e25% respectivamente do total do activo no ano de 2010, sendo que estas percentagens não sofrem oscilações significativas no ano seguinte.