análise financeira de uma empresa
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Curso de Graduação em Administração
Análise Financeira da Empresa OI S.A.
Prof.ª Cristiani Passolongo Noveli
Heitor Olivieira R.A:
Bruno Ribeiro da Silva R.A: 60915
Elisio Hanai R.A: 55138
Janine Bertuzzi Bueno R.A: 28897
Turma 32
Maringá
2013
Heitor Olivieira R.A:
Bruno Ribeiro da Silva R.A: 60915
Elisio Hanai R.A: 55138
Janine Bertuzzi Bueno R.A: 28897
Análise Financeira da Empresa OI S.A.
Trabalho Acadêmico apresentado a Universidade Estadual de Maringá como requisito parcial para obtenção do título de Graduado em Administração.
Maringá
2013
2. Histórico e Descrição do Setor
Podemos dividir a história das comunicações no Brasil em três grandes fases. A primeira delas corresponde à presença de empresas estrangeiras no país, que detinham praticamente um monopólio dos serviços de telecomunicações. A segunda se identifica com o monopólio do Estado brasileiro, com a criação da Embratel e do sistema Telebrás. Já a ultima fase teve inicio na década de 90 e foi marcada pela privatização das empresas estatais e pela abertura do capital estrangeiro. Atualmente as comunicações são marcadas pela digitalização dos conteúdos, pelo desenvolvimento da internet e pela convergência tecnológica.
Durante a década de 90, os países da Europa, América Latina e África passaram por processos de desregulamentação e liberalização de setores estratégicos da economia, abrindo as portas para a privatização de empresas estatais e a entrada de capital internacional. Um dos principais alvos desse processo foram as telecomunicações. No Brasil a privatização do setor , ocorreu com o consequente desmonte do sistema Telebrás.
Após a quebra do monopólio das telecomunicações, seguiu-se a abertura do mercado de telefonia celular, por meio da Lei Mínima