Analise Fatorial
1) Introdução teórica: Descreva brevemente a tradição teórica na qual se baseia a construção do instrumento e apresente o objetivo da medida e perspectivas de futuras aplicações.
Resposta: O estudo tem como base as teorias desenvolvimentistas e modelos de impacto e refere-se a um processo multifacetado que envolve aspectos pessoais, interacionais e institucionais.
2) Apresente as definições constitutivas do construto a ser medido e suas dimensões.
Tem como objetivo compreender os fenômenos ocorridos com o estudante no processo de enfrentamento das demandas com as quais ele se defronta no seu cotidiano acadêmico. As dimensões são : I- formação acadêmica anterior (4 itens); II-relacionamento (6 itens); III- envolvimento com atividades universitárias (6 itens); IV- escolha do curso (6 itens); V-desempenho do curso (4 itens); VI- habilidades para o estudo (8 itens); VII- condições de estudo (9 itens); VIII- condições externas (8 itens); IX- condições de saúde física e psicológica (6 itens); X-ambiente universitário (9 itens).
3) Descrever procedimentos de elaboração dos itens.
A Escala de Avaliação da Vida Acadêmica (EAVA) foi construída com base na literatura internacional sobre o universitário em estudos nacionais que busca entender os fenômenos ocorrido com o estudante no processo de enfrentamento da demandas com as quais ele se defronta no cotidiano acadêmico.
O instrumento original foi organizado com 66 afirmações, considerando-se preliminarmente as dez dimensões. Os itens afirmativos e negativos foram distribuídos aleatoriamente em uma escala Likert de cinco pontos e sua redação construída em duas versões diferentes, sendo uma para alunos regularmente matriculados e outra para evadidos, cuja diferença referiu-se apenas ao tempo verbal das afirmações.
Dos 66 itens da escala, 34 correspondiam a afirmações com sentido positivo e 32 a afirmações com