Analise exploratoria de dados
Estatística Descritiva: Coleta, análise, organização, resumo e apresentação de dados. Estatística Probabilística: Análise de eventos com resultados possíveis, mas incertos. Estatística Inferencial: Modos de concluir ou predizer algo sobre eventos prováveis, com base em fatos concretos.
• População: Conjunto de elementos que formam o universo de nosso estudo que são passíveis de ser observados, sob as mesmas condições. • Amostra: Parte dos elementos de uma população. • Amostragem: Processo de seleção da amostra. • Amostragem aleatória simples: O processo de seleção dos elementos é feito por sorteios, fazendo com que todos os elementos da população tenham a mesma chance de ser escolhidos e, além disso, todo subconjunto de n elementos tenham a mesma chance de fazer parte da amostra.
É a parte da Estatística que utiliza números para descrever fatos. Compreende a coleta, a organização, o resumo e, em geral, a simplificação de informações que podem ser muito complexas. Resumidamente:
COLETA DE DADOS CRITICA DOS DADOS APRESENTAÇÃO DOS DADOS TABELAS E GRÁFICOS ANÁLISES
Coleta de Dados
Refere-se à obtenção, reunião e registro sistemático de dados, com um objetivo. A coleta de dados pode ser realizada direta ou indiretamente. Ela é direta: quando os dados são obtidos diretamente da fonte. É indireta: quando dos dados obtidos provêm da coleta direta. Os valores assim obtidos são denominados de dados secundários, como por exemplo, o cálculo do tempo de vida médio, obtido através de