Analise Esperimntal do Comportamento
373 palavras
2 páginas
1. Esforços são caracterizados por estímulos que potencializam a ocorrência de um comportamento e, no Behaviorismo, faz-se uma distinção entre esforço positivo e negativo. Um esforço positivo tem como propósito fazer crescer a ocorrência de um determinado comportamento a partir da apresentação de um novo estímulo, exemplificado pela introdução da água em nossos experimentos práticos com o rato como recompensa à pressão a barra na caixa. Já um reforço negativo constitui-se em duas vertentes (fuga e esquiva) e busca alcançar o crescimento da ocorrência de um determinado comportamento a partir da retirada e um estímulo aversivo. É exemplificado por uma situação em que uma mãe diz ao filho que ele não precisará lavar a louça enquanto estiver mantendo seu quarto limpo. Ela retira um elemento aversivo para o filho (Lavar a louça) para que ele continue com o comportamento de manter o quarto limpo. A punição é um processo no qual se reduz a probabilidade de determinada resposta voltar a ocorrer através da apresentação de um estímulo aversivo (punição positiva), ou a retirada de um estímulo positivo (punição negativa) após a emissão de determinado comportamento indesejado. São exemplificadas respectivamente por uma situação de eletrochoque em experimentos com ratos e a privação a uma festa de um adolescente porque não obteve notas semestrais boas.
1. Neste caso é evidenciado um reforço positivo. A nota boa de Cláudia é consequência do seu estudo e constitui-se uma recompensa. Essa recompensa funciona como um estímulo recém-adicionado. Cláudia passa a estudar sempre para conseguir notas boas, aumentando a frequência da resposta (estudar).
2. Neste caso é evidenciada uma punição negativa. A partir da retirada de um estímulo positivo (vídeo game) reduziu-se a probabilidade de emissão de um comportamento indesejado (jogar bola dentro de casa).
3. Neste caso é apresentado um reforço negativo constituído de fuga. Júlia toma remédio quando sente a dor (aversivo) constituindo