Mastigophora
Perguntas e Respostas sobre o Reino Protista
Mastigophora
1) O que são e para que servem as “membranas ondulanteses” e os “mastigonemas”?
Ambas são estruturas relacionadas aos flagelos, e são importantes para a locomoção dos Flagelados. As membranas ondulantes “cobrem” o flagelo, e servem para vencer a viscosidade do meio em que os organismos se encontram. Já os mastigonemas são expansões flagelares (ramificações do flagelo) que auxiliam na movimentação da água no meio.
2) Como funcionam as áreas de captação de alimento dos Flagelados?
Devido à ausência do citóstoma, os Flagelados apresentam uma estrutura denominada “Bolsa Flagelar” – invaginação do organismo, onde podem ser encontrados os cinetossomos (de onde surgem os flagelos). O movimento flagelar ajuda a trazer microorganismos para a bolsa, onde são lançados extrussomos para a captura efetiva da presa. Só então é formado um vacúolo digestivo.
3) Por que a relação entre os Trichonymphas e os Cupins pode ser caracterizada como uma relação mutualista obrigatória (simbiose)?
Porque os cupins necessitam dos produtos da digestão da celulose, realizada pelos trichonymphas alojados em seus intestinos; e esses se favorecem pela disponibilidade de alimento e proteção que recebem.
4) O que são os Cinetoplastos?
Os cinetoplastos são mitocôndrias diferenciadas presentes em Cinetoplastídeos – que recebem esse nome devido à estrutura. Eles apresentam grande quantidade de cromatina, e um tamanho avançado em comparação às mitocôndrias – normalmente, uma única estrutura do tamanho do próprio organismo unicelular.
5) Alguns endossimbiontes multiflagelados apresentam características físicas que facilitam a sua sobrevivência, entre eles, a Giárdia. Qual é a sua peculiaridade?
Giárdias têm ventosas que as permitem grudar-se nas microvilosidades intestinais, facilitando, dessa forma, a obtenção de alimento.