analise efesios
Mas a graça foi dada a cada um (4:7),a dádiva é concedida segundo a medida do dom de Cristo. Embora a graça sugira o favor ilimitado de Deus, esta frase demonstra que apesar de ter sido dada a cada um individualmente, tem limitações e nos induz a responsabilidades. Os dons de cada membro por se só não edifica a igreja, para haver uma atuação sincronizada depende dos dons de demais membros.. Os dons do ministério são recebidos de Deus, segundo a sua soberania e no seu tempo.
No Corpo, todos os membros devem ser preparados para servir, para que haja um crescimento harmonioso do Reino onde todas as partes estejam em condições de desempenhar funções segundo propósito determinado.
Versículo 8 – Foi quando Jesus subiu as alturas, levando com Ele os santos do V.T que aguardavam a consumação do “Grande Plano Redentivo de Deus”.
Porque até então a única pessoa que havia operado em todas as funções ministeriais (cinco dons), tinha sido Jesus (Jo 3.34 – O Espírito sem medida).
No V.T só havia o ministério do profeta. Mas quando Jesus veio, Ele veio para estabelecer uma Nova Aliança, e isso começou quando houve a consumação do Grande Plano de Redenção. A Igreja agora seria o Corpo de Cristo, e para que esse Corpo funcionasse bem, seriam necessárias pessoas estabelecidas em ofícios para continuar a fazer o trabalho que Jesus havia iniciado no tempo do seu ministério terrestre. Um dos propósitos dos dons do ministério ser dados a Igreja é o de aperfeiçoar os santos; então isso significa que não atingiremos a maturidade, o aperfeiçoamento sem os dons do ministério!
Para o trabalho do ministério, para o cumprimento do seu serviço, ou seja,