Analise econômica e social
- É uma ciência social que estuda como a sociedade decide empregar os recursos produtivos escassos, ou seja, os fatores de produção: terra, trabalho e capital, a fim de melhor atender as necessidades da coletividade.
OBJETIVO DA ECONOMIA:
- Formular propostas a fim de resolver ou minimizar os problemas econômicos, atendendo, assim, as necessidades humanas e promovendo o bem estar de cada um.
DIVISÃO DA ECONOMIA:
O estudo da teoria econômica divide-se em duas partes:
- MICROECONOMIA : trata do estudo de mercados individuais – os agentes econômicos privados – verificando como se comportam os consumidores e os produtores nesse mercado e como se dá a formação de preços dos produtos.
- MACROECONOMIA: analisa os agregados econômicos, estudando os comportamentos da produção total de bens e serviços do país, bem como a evolução da inflação, os investimentos totais da economia, as exportações, a renda, etc.
ECONOMIA BRASILEIRA:
- O período recente é caracterizado por uma série de transformações, tanto na economia mundial com nas economias nacionais geradas pela globalização.
- A globalização trouxe ao Brasil uma valorização do mercado e uma preocupação com a competitividade, um aprimoramento da tecnologia, um investimento maior no desenvolvimento profissional.
- Esta mudança traz de volta o liberalismo econômico caracterizado pela menor participação do Estado e transferência de várias responsabilidades para o setor privado (empresas).
POLÍTICA ECONÔMICA:
- é a definição pelo Estado das principais prioridades que a sociedade necessita para minimizar as diferenças econômicas e sociais, empregando da melhor maneira possível os seus recursos.
OBJETIVOS DA POLÍTICA ECONÔMICA:
- Crescimento da Produção e do Emprego:
- O crescimento econômico é a meta mais importante a ser perseguida pelos formuladores da política econômica. O crescimento econômico refere-se à expansão da produção do país, ou seja, à colocação no mercado de uma