Analise do discurso
René Descartes (1596-1650) foi um dos filósofos e matemáticos mais influentes da história. Descartes nasceu em La Haye, na França, filho de um nobre menor que não era particularmente rico. Com oito anos de idade, começou a estudar no colégio de La Flèche, um internato jesuíta. Após cinco anos de educação clássica, recebeu três anos de instrução em matemática e conheceu novas idéias científicas. Uma dessas novas convicções científicas era o respeito pela experimentação. O contraste entre o método experimental e sua aprendizagem clássica anterior fez com que Descartes duvidasse daquilo que havia aprendido, e este ceticismo foi o fundamento de sua filosofia posterior.
Querendo viajar, Descartes se juntou ao exército do príncipe Maurício dos Países Baixos, em 1616. Depois, ele passou a viajar no verão e a passar o inverno em cidades de que gostava. Em 1629, mudou-se para a Holanda por causa do clima de liberdade intelectual daquele lugar.
Na Holanda, Descartes começou a escrever seu primeiro livro, Règles pour la Direction de I’Esprit (Regras para a Orientação do Espírito, de 1629), que não publicou em vida. Iniciou um segundo livro, Traité du Monde (Tratado do Mundo, de 1633), mas parou de escrevê-lo quando ficou sabendo que a Igreja Católica se opunha a Copérnico. Um terceiro livro, Discurso do Método (de 1637), foi publicado com grande impacto. A obra estabeleceu Descartes como uma grande força na filosofia moderna.