analise do filme o ultimo samurai
Restauracao Meiji ocorreram algumas mudancas nas áreas do governo, instituição, educação, economia, religião, entre outros. Estas mudancas transformaram o imperio japones na primeira nação asiática com um moderno sistema de nação-estado. A Restauração Meiji também marca a mudança na história do Japão do Período Edo para o Período Meiji.
Essa restauracao acelerou a industrializacao no japao o que levou a aumentar as autoridades militares e fortalecer as forcas armadas .
A oligarquia Meiji, que formou o governo sob a autoridade do imperador introduziu medidas para consolidar o seu poder contra os remanescentes do governo do período Edo, o xogunato, daimyo e a classe samurai.
O filme o ultimo samurai
Conta a história do Capitão Nathan Algren , Veterano da Guerra Civil Americana. Depois do fim do conflito Algren é convidado por seu ex-comandante para participar com ele do treinamento do recém criado exercito do imperador Japonês.
Após a volta do Imperador ao poder central no Japão, o governo passou a contratar generais e engenheiros ocidentais para treinar e equipar o seu exército contra os Samurais . Após começar o treinamento dos soldados, Algren percebe que não estão prontos para lutar e não podem vencer mesmo com armas de fogo. No entanto seu comandante, o Coronel Bagley, insiste em enviá-los para a batalha.
No combate, vendo o exército ser massacrado pelos samurais, o Coronel Bagley foge da frente de batalha, pois na verdade não tinha o dever de lutar mesmo. Ao contrário de seu comandante, Algreen fica e luta bravamente até ser rendido pelo líder dos Samurais, que fica impressionado com sua bravura e coragem , poupando-lhe assim a vida, mas levando-o como prisioneiro.
Durante sua estadia com os Samurais, Algren acaba aos poucos se apaixonando pela cultura e valores dos guerreiros e enfim passa a apoiá-los contra as forças imperiais e a ocidentalização desenfreada do país. Algren aprende e encina ,fazem