Analise do filme: Meu pai uma lição de vida
DESENVOLVIMENTO CICLO VITAL II
GREICE ARRUDA
ANALISE DE FILME:
MEU PAI UMA LIÇAO DE VIDA
Daniela, Naiara
Santa Maria, 24 de junho de 2014.
O filme aborda temas importantes como a relação familiar, os cuidados com o idoso, o acolhimento residencial ao invés da inclusão em instituição asilar e deixa grandes lições sobre a importância família, sobre a vida, o amor, o respeito, a renúncia, a amizade, o zelo e proximidade entre pessoas num período tão delicado como o estágio do envelhecimento.
O filme meu pai uma lição de vida tras a historia de vida de um casal idoso e sua família, casal passa por um período difícil em que a esposa fica doente, ela se recupera e em seguida seu marido de uma forma muito brusca descobre que esta doente. No decorrer da doença seu filho acha que seu pai não esta sendo atendido como deve então o leva para casa para cuida-lo abandonando o emprego, assim se aproximou da família e de seu pai que não tinham um bom relacionamento, laços afetivos.
“Envelhecimento é um processo seqüencial, individual, acumulativo, irreversível, universal, não patológico, de deterioração de um organismo maduro, próprio a todos os membros de uma espécie, de maneira que o tempo o torne menos capaz de fazer frente ao estresse do meio-ambiente e, portanto, aumente sua possibilidade de morte”. (OPAS, 2006)
Depois de um longo período de incertezas ele se recupera e volta pra casa como se nada tivesse acontecido, porem vivendo uma vida que não é a sua realmente, começou então a viver a vida que gostaria de levar. No decorrer do tratamento passaram-se três médicos cada um com uma visão diferente so casa dele, o primeiro com uma pratica humanista fez com que ele desenvolvesse depressão. Que na terceira idade requer mais cuidado, pois o idoso esta mãos vulnerável, nessa questão, pois o processo de envelhecer, da aceitação dessa condição é bem difícil. Conforme o Catálogo