Analise do discurso
VERIDIANA DIAS DE OLIVEIRA PICCIRILLO FERREIRA
Resenha: Investigações sobre autoria em textos produzidos por alunos de 4ª série do Ensino fundamental - Capítulo 3.
Ribeirão Preto 2015
A Análise do discurso Francesa está relacionada a um estudo que abrange a percepção de diversos sentidos em relação à linguagem. Para esta teoria a estruturação de um discurso em formato único demonstra o processo de criação e autoria.
No modelo escolar geral, dentre os conceitos valorizados na escola, está o domínio da normal culta. O professor tem um papel crítico perante a avaliação da escrita, atribuindo apenas um sentido exclusivo aos textos escolares. Essa percepção nos leva a entender que o problema está implícito aos métodos utilizados. Entretanto, segundo Orlandi (1998:103), o problema não é metodológico e sim ideológico, pois os próprios professores acreditam que há apenas um único sentido possível de decodificação da mensagem a ser transmitida.
Mas, para a Análise do Discurso, os sujeitos e os sentidos estão intimamente interligados, pois há uma relação entre a história e a ideologia de cada pessoa que se coloca como autor. Algumas ressalvas são importantes de serem observadas, como por exemplo, qual o propósito do aluno escrever específicas palavras ou o verdadeiro conhecimento em relação ao tema retratado.
A autoria tem como característica a subjetividade do individuo, e geralmente não é aceita com credibilidade pela escola, devido ao sistema científico que ela carrega.
Para continuarem a exploração do assunto, as autoras