analise do discurso
Para iniciar uma reflexao sobre o discurso, necessita-se compreender conceitos como: -Sentido: trata-se do efeito de sentido entre sujeito e enunciação;
-Enunciação: posição ideologica no ato de enunciar, onde integra o lugar socio-historico
-ideologico, de onde os sujeitos dizem que marcam o momento e o ato de dizer;
-Ideologia: concepçao de mundo do sujeito inscrito em determinado grupo social em uma circunstância histórica Condições de produção: aspectos históricos, sociais e ideológicos que envolvem o discurso;Sujeito do discurso:constituído na inter-relação social, não é o centro de seu dizer, em sua voz, um conjunto de outras vozes se manifestam,o sujeito é polifônico e é constituido por uma heterogeneidade de discursos.
O que se entende por discurso?
Discurso é constantemente utilizado para efetuar referência a pronunciamentos políticos, a um pronunciamento marcado por eloquência, a uma frase proferida de forma primorosa e a outras situações da língua em diferentes contextos sociais.
Para compreedermos discurso,como um objeto de uma disciplina será necessário compreende-lo em suas acepções teóricas relacionadas a metódos de análise e explicando uma exterioridade à lingua , que encontra-se no social e envolve questões de natureza,não estritamente linguística, referindo-se também a aspectos sociais e ideológicos impregnados nas palavras quando elas sãopronunciadas. O discurso não é uma língua( gem ) em si, mas precisa-se dela para ter existência material e/ou real .
As escolhas lexicais e seu uso revelam as presenças de ideologias que se opõem, revelando a presença de diferentes discursos, que expressam a posição de grupos de sujeitos, acerca de um mesmo tema. Como parte da noção de discurso , encontra-se a noção de sentido, comprendida como um efeito de sentidos entre os sujeitos de interlocução, ou seja, sujeitos se manifestando por meio do uso da linguagem. E esses sentidos das palavras não são fixos, não