nucleicos
Os ácidos nucleicos constituem os genes, responsáveis pela herança biológica. Somos parecidos com nossos pais porque recebemos, nos gametas que nos originaram, genes paternos e maternos, constituídos por ácido desoxirribonucleicos. Todos os organismos vivos possuem ácidos nucleicos na forma de DNA (ácido desoxirribonucleico) ou RNA (ácido ribonucleico).
O DNA armazena as informações genéticas, que são copiadas ou transcritas para moléculas de RNA, cujas sequências de nucleotídeos contêm o código para ordenação dos aminoácidos. As proteínas são sintetizadas num processo que envolve a tradução do RNA.
Em células superiores (eucariontes) o DNA está localizado, principalmente, no núcleo, dentro dos cromossomos. No citoplasma podemos encontrar uma pequena fração de DNA, contida nas mitocôndrias e cloroplastos. O RNA é encontrado tanto no núcleo, onde é sintetizado, quanto no citoplasma, onde tem lugar, a síntese de proteínas.
Ácidos Nucléicos: uma pentose, um fosfato e quatro bases.
Ácidos nucléicos são compostos por uma molécula de açúcar (pentose), bases nitrogenadas
(purinas e pirimídicas) e ácido fosfórico.
As pentoses são de dois tipos: RIBOSE (presente no RNA) e DESOXIRRIBOSE
(DNA), a diferença, básica, entre elas é que a Desoxirribose possui um átomo de oxigênio a menos que a ribose.
Existem outras diferenças entre DNA e RNA. O DNA contém TIMINA entre suas bases, e o RNA, por sua vez, URACILA. Abaixo, na tabela, são detalhadas as diferenças entre essas estruturas:
Tabela 1 – Principais diferenças entre DNA e RNA.
Ácido Desoxirribonucleico
(DNA)
Ácido Ribonucleico
(RNA)
Localização
Primariamente no núcleo, também Principalmente no Citoplasma e no nas mitocôndrias e cloroplastos. nucléolo. Bases Pirimídicas
Citosina
Timina
Citosina
Uracila
Bases Purínicas
Adenina
Guanina
Adenina
Guanina
Todas as informações genéticas de um organismo vivo estão armazenadas em sua sequência das quatro