Analise do conto segundo turno em Vysehrad

946 palavras 4 páginas
Universidade Federal do Acre
Curso de graduação em Letras Espanhol
Centro de Educação, Letras e Artes – CELA
Profª Drª Margarete Edul Prado Lopes
Disciplina: Introdução aos estudos literários e leituras orientadas
Acadêmica: Sara Nascimento da Cunha

Antes do segundo turno das eleições para deputados em Vysehrad

Rio branco, Acre, 06 de dezembro de 2014.

Antes do segundo turno das eleições para deputados em Vysehrad

Este trabalho pretende fazer um estudo do conto “Antes do segundo turno das eleições para deputados em Vysehrad”, de Jaroslav Hasek, traduzido por Cintia Schwantes. Conhecido como escritor tcheco autor do famoso romance sobre as aventuras do bom soldado Svejk. Todavia, ele era não somente um escritor satírico e amante de mistificações. Toda sua vida esteve de uma ou de outra forma vinculada à política.

O conto trata de dois partidos, o Partido Social Democrática e do movimento dos nacionalistas liberais, que de inicio estão em um diálogo de negociação. Esta negociação se trata de um futuro eleito, neste caso seria um membro do Partido Social Democrático. Para iniciar a negociação são oferecidas mil coroas ao movimento dos nacionalistas liberais, porém a proposta é rejeitada, pois se trata de algo não agradável, é usam como contradiscurso o direito de voto, e que por essa oferta os cidadãos não se deixam subornar, mas que por mil e seiscentas coroas podem fechar o acordo, entretanto o Partido Social democrático não acatou, pois compreendia que o mais importante era a convicção política. A negociação segue, desta vez a proposta vinda dos nacionalistas liberais é que sejam oito barris de chopp e mil e oitocentos coroas pagas ao Partido Social Democrática, que recusam, argumentando que não dá nem uma caneca e meia pra cada um, e que com essa oferta não compram nem mil votos.

Entre esse dialogo, Job, o candidato a ser derrotado, argumenta que as até o momento da negociação as eleições lhe saíram muito caro,

Relacionados