ANALISE DO COMPORTAMENTO E O ENSINO DE RESPOSTA ALTERNATIVA
A analise do comportamento tem como importância identificar relações funcionais entre o comportamento problemático e os eventos ambientais específicos, uma das metodologia especifica é examinar os efeitos entre mudanças ambientais e a emissão de respostas de autolesão. A resposta de autolesão nos últimos 15 anos, tem como grande sucesso de tratamento, quando é baseado nos princípios comportamentais.
Alguns resultados apresentando na literatura sobre tratamentos existentes, (DRO, extinção, timeout,overcorrection) destacam que alguns erros e falhar no tratamento descritos na literatura, podem refletir na falta de conhecimento das variáveis que produzem ou mantém a resposta de autolesão, sendo então primordial uma escolha de tratamento efetivo e que determinam os eventos que atualmente mantém tais comportamentos.
Comportamento considerado inadequado pode ser mantido por diferentes variáveis entre elas: atenção,esquiva/fuga,estimulação, busca de objetivo perfeito,multideterminado, lembrando que os conhecimentos das variáveis se engloba em qualquer comportamento.
Percebemos que é fundamental ter o conhecimentos das variáveis que mantém os comportamentos, e a partir desse conhecimento propor formas alternativas de conseguir a mesma consequência com um comportamento diferente. Pra descobrir as variáveis que se mantém o indivíduo no comportamento ,não é tão fácil e nem a única tarefa a ser desempenhada pelo analista do comportamento, portanto ensinar formas alternativas, descobrir qual é a função do comportamento observado, ou seja entender porque da emissão daquele comportamento (analise funcional) é uma tarefa que pode ser realizada de diferentes maneiras pelo analista do comportamento . Experimental é um tipo de analise que ocorre em um ambiente controlado e similar a um experimento. A ideia dessa metodologia é criar um ambiente controlado em que todos os comportamentos são