Analise Dimensional
NOÇÕES DE
ANÁLISE
DIMENSIONAL E
SISTEMA
INTERNACIONAL DE
UNIDADES
Física I versão: 01/08/2012
NOS TERMOS DA LEI, FICA TERMINANTEMENTE VEDADA A
REPRODUÇÃO DESTE TEXTO, PARA COMERCIALIZAÇÃO, SEM
AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DOS AUTORES.
ANÁLISE DIMENSIONAL
1.1. Definições preliminares
As leis da física são expressas em termos de grandezas fundamentais, que devem ser definidas de forma clara. Certas grandezas físicas, como força, velocidade, aceleração, etc., podem ser definidas em termos de grandezas mais fundamentais. Na verdade, qualquer grandeza física pode ser expressa em termos de 7 grandezas, quais sejam, comprimento, tempo, massa, intensidade luminosa, intensidade de corrente elétrica, quantidade de substância e temperatura.
Estaremos ao longo destas aulas, discutindo como podem ser expressas todas as grandezas físicas em termos destas 7 grandezas básicas, concentrando-nos particularmente nas grandezas mecânicas, que podem ser expressas em termos das grandezas comprimento, massa e tempo. Estas grandezas são definidas de forma a se estabelecer um padrão, de modo que uma mesma grandeza, medida em diferentes locais, resulte no mesmo valor.
Vejamos a seguir algumas definições preliminares importantes para o estudo da análise dimensional.
a) Grandeza física
É uma propriedade física que pode ser representada numericamente, pois qualquer fenômeno físico só tem interesse científico quando a ele podemos associar valores mensuráveis.
b) Medida de uma grandeza física
Medir uma grandeza é compará-la a outra de mesma espécie, chamada
"unidade de medida" ou padrão. É verificar quantas unidades de medida estão contidas dentro da grandeza.
c) Unidades de medida
São padrões previamente estabelecidos de acordo com a conveniência.
Existem diversos sistemas de unidades, pois em sua criação foram levados em conta as necessidades e fenômenos físicos observados na natureza, de tal maneira que a unidade