Analise deriscos
1-INTRODUÇÃO
As causas que torna famosa internacionalmente a cidade de Cubatão, localizada a 57 quilômetros da capital de São Paulo e a apenas alguns minutos de um dos maiores portos da América do Sul, o Porto de Santos, infelizmente, então menos ligados à sua importância como centro gerador de empregos e riqueza mais à poluição.
Nas décadas de 70 e 80, o pólo industrial de Cubatão, na baixada santista em São Paulo, o primeiro do País, era conhecido como a região mais poluída do mundo. Lançavam no ar, diariamente, quase mil toneladas de poluentes.
A terra, os rios e os manguezais, que formam o ecossistema da região, recebiam indiscriminadamente outras toneladas de poluição.
Por décadas, as implacáveis e constantes emissões líquidas e gasosas de indústrias químicas, petroquímicas, emissões de uma gigantesca siderúrgica e de quase uma dezena de indústrias de fertilizantes - apenas para ficar nas mais importantes e significativas pelo seu potencial poluidor-, fizeram apenas confirmar que os recursos naturais se esgotam e são saturáveis.
A contaminação ambiental levou à morte vários ecossistemas, as ações do ser humano transformaram a dinâmica da vida nesse importante centro industrial paulista.
A partir de julho de 1983. Um plano que se revestiu de uma metodologia de controle ambiental até então inédito no País. Para enfrentar o grande desafio, foram consideradas a dimensão e complexidade do problema, bem como necessidade de uma ação multidisciplinar envolvendo todas as áreas da instituição. A comunidade científica, empresarial, técnica, o poder público, a classe política e a população foram considerados ouvidos e convocados a participar.
Com a implantação do Programa de Controle de Poluição Atmosférica de Cubatão, iniciado em julho de 1983, foram identificadas 230 fontes primárias de poluição do ar e, até 2005, foram implementados os sistemas de controle para 207 destas fontes de emissão.
2-