Analise de Situação - Tresseme
Análise de Situação
TRESemmé – Linha Cor Radiante
Macroambiente:
Sistema de Regulamentação do Setor de Cosméticos
Desde janeiro de 1999, a regulamentação dos produtos cosméticos e seus componentes no Brasil são feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA.
A ANVISA exerce a função de normatizar, controlar e fiscalizar produtos, substâncias e serviços de interesse para a saúde, o que inclui os produtos cosméticos. Tal tarefa envolve o registro de produtos, cosméticos ou não, e a autorização para fabricação e importação de substâncias. Esses procedimentos de registro e autorização variam de acordo com as características do produto, especialmente no que se refere ao grau de risco que ele oferece à saúde humana. Em termos dos seus encadeamentos produtivos, a indústria de cosméticos guarda relações estreitas com outros setores, como a indústria química, em razão da utilização e sintetização de ingredientes e com a farmacêutica, para desenvolvimento e pesquisa de princípios ativos, além de fitoterápicos, ou medicamentos originados de material botânico ou de seus extratos. Além disso, também são verificadas relações importantes a indústria de embalagens e com a indústria alimentícia.
O Brasil é um estado membro do MERCOSUL e as regras sanitárias do setor de higiene pessoal, cosméticos e perfumaria estão 100% harmonizados e reconhecidos através das normativas do MERCOSUL desde 2004. Mas está sempre em processo contínuo de atualização da legislação cosmética.
Economia Brasileira
Desde 2011 o Brasil está entre as seis maiorias economias mundiais, embora ainda seja visto como um país emergente. Com essa colocação, a economia brasileira fica atrás apenas de Estados Unidos, China, Japão, Alemanha e França. A posição leva em conta o Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de tudo o que um país produz.