Analise de Sistema 1
1. INTRODUÇÃO
Sistema é um conjunto de elementos dinamicamente relacionados que formam uma atividade para atingir um determinado objetivo em comum; operando sobre dados, energia ou matéria como entrada. A palavra “sistema”, etimologicamente, origina-se do grego “syn-istemi”, onde syn quer dizer “com” e istemi significa “colocar junto”. Quando pensarmos em sistemas, devemos ter em mente cinco considerações básicas:
•os objetivos totais do sistema;
• o ambiente do sistema,
• os recursos do sistema,
• os componentes do sistema e suas finalidades,
• a administração do sistema.
2. TEORIA GERAL DE SISTEMAS
A Teoria Geral de Sistemas, inicialmente concebida pelo biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy e publicada entre 1950 e 1968 nesta teoria define-se que qualquer sistema genérico pode ser considerado como constituído de vários outros sistemas menores ou, inversamente, pode ser tomado como parte, juntamente com outros, de um sistema maior.
2.1 Classificação dos sistemas
Sistema determinístico: é aquele no qual as partes interagem de uma forma perfeitamente previsível, não dando lugar a dúvidas. Sistema probabilístico: é aquele para o qual não poderá ser fornecida uma previsão detalhada, pode-se prever probabilisticamente o que acontecerá em determinadas circunstâncias.
2.2 Caixa Preta (Black Box)
Utiliza-se o conceito de caixa preta em duas circunstâncias:
• quando o sistema é impenetrável ou inacessível, por alguma razão;
• quando o sistema é excessivamente complexo, de difícil explicação ou detalhamento.
O conceito de caixa preta refere-se a um sistema cujo interior não pode ser desvendado, cujos elementos internos são desconhecidos e que só pode ser conhecido “por fora”, através de manipulações externas ou de observação externa.