Analise de riscos
Análise de Risco é o uso sistemático de informação disponível para determinar quão frequentemente eventos especificados podem ocorrer e a magnitude de suas conseqüências.
Riscos são tipicamente definidos como eventos negativos, como perder dinheiro em um investimento ou uma tempestade, criar vários sinistros de seguro altos. Entretanto, o processo de análise de risco também pode considerar resultados potenciais positivos. Explorando o espaço completo de resultados possíveis para uma dada situação, uma boa análise de risco pode identificar tanto as armadilhas quanto apontar novas oportunidades.
Analise de Riscos e Logística.
A logística empresarial engloba todas as atividades de movimentação e armazenagem que facilitam o fluxo de produtos desde o momento da aquisição da matéria prima até o ponto de consumo final. A própria definição de logística já da uma percepção de que furto, roubo, dano, infiltração e sabotagem são ações criminosas que podem colocar em cheque as operações logísticas de qualquer organização. Esta evidência nos indica à importância da organização desenvolver uma gestão de risco que minimizará estes e outros riscos e, em não conseguindo evita-los, possam reagir da melhor forma possível.
Sendo assim a gestão de risco na atividade logística deve minimizar os riscos em relação ao armazenamento, estocagem, distribuição e transporte, propiciando uma visão empresarial que direcione o desempenho das organizações, tendo como meta reduzir o tempo entre o pedido, a produção e a demanda, de modo que o cliente receba seus produtos ou serviços no momento que desejar. Para que esta meta seja alcançada é necessário que a empresa possua uma gestão de risco eficaz e, para que esta gestão atenda às necessidades operacionais e administrativas, é de suma importância o investimento em subsistema de segurança, não apenas estruturais, mas, sobretudo de informações informatizadas, controle de acesso e aos diversos setores e serviços da atividade logística,