Analise de risco
2
Preparar os colaboradores para o inicio da atividade.
Mobilização de peças metálicas e ferramentas para montagem dos andaimes
Faltam de conhecimento / Falha na comunicação / Interferências operacionais
Montagem de andaime
Divulgar a análise de risco garantindo que todos os colaboradores envolvidos tenham conhecimentos e fiquem instruídos sobre as medidas de segurança propostas.
A copia desta análise de risco deverá ficar nas frentes de serviços e/ou local de fácil acesso.
Deverá ser providenciada a alteração ou troca imediata da Análise de Risco caso haja mudança no ambiente de trabalho. Durante as atividades é obrigatório o uso de EPI's básicos: Capacete de segurança com jugular, botina de segurança c/ biqueira, óculos de segurança, luvas de vaqueta, protetor auricular (caso necessário ) cinto de segurança inspecionado com dois talabartes e mosquetão de 3’’. Observar os EPI's específicos de cada função.
“Os trabalhadores devem interromper suas tarefas exercendo o direito de recusar, sempre que constatarem evidências de riscos graves e eminentes para a sua segurança e saúde, FAZENDO USO DO DIREITO DE RECUSA”.
Não se posicionar atrás dos veículos ou em posições em que o motorista possa ter dificuldade de visualização;
Havendo qualquer anormalidade que empeça de realizar o serviço com segurança paralise a atividade e comunique ao responsável da área de Segurança do Trabalho da IESA imediatamente.
Somente iniciar qualquer movimentação, após a área estar isolada e sinalizada, abrangendo todo o raio e percurso de movimentação das estruturas do andaime.
Os andaimes devem ser confeccionados e montados de acordo com o item 18.15, da NR 18, da Portaria 3214/78, do Ministério do Trabalho e Emprego, atendendo os preceitos básicos aqui relacionados:
Os andaimes a serem montados deverão ser de tubos metálicos, tipo: quadro