Analise de reportagem
A reportagem é derivada de uma pesquisa minuciosa que começa mostrando a vida do ex presidente do Brasil Fernando Collor de Melo que foi retirado do poder do país apos uma grande manifestação popular. O impeachment de Collor, fato ocorrido em 1992. O olhar critico de Roberto Cabrine contribuiu para uma excelente matéria.
Roberto acompanhou durante alguns dias passo a passo do ex presidente, a começar por um jantar em um restaurante de alto padrão em Miami, onde pessoas ligadas a Collor estiveram presentes, o que contribui para um repórter investigativo investigar fontes. Uma boa reportagem investigativa exige de quem a faça paciência e concentração. Cabrini não esperou somente pronunciamento oficil de Collor, ele checou com cuidado cada detalhe, entrevistou algumas pessoas com o objetivo de obter o maior numero de informações possíveis, contraponto, criticas, pistas e sobretudo contradições dentro da apuração.
Nota-se que ao entrevistar o ex presidente Fernando Collor o repórter apresentou varias fontes documentais e matérias que deixam Collor nervoso, a curiosidade aguçada de Roberto ajuda para que a cobertura envolva mais investigação. Assuntos pesados devem manter o investigador mais curioso e desconfiado, foi o que pude perceber no momento da entrevista.
Roberto Cabrini agiu discretamente o que ajuda a preservar o sigilo da apuração. Creio que foi checado por Cabrini por varias vezes as informações que lhes pareciam estranhas ou imprecisas. Aparentemente o repórter não se deixou levar por princípios pessoais ao realizar o trabalho.
O repórter agiu eticamente correto ao respeitar o investigado. Cada expectador soube decodificar a informação pois foi