analise de mucosa oral - relatorio aula pratica
Título: Célula Eucarionte / Preparação a Fresco
INTRODUÇÃO
Na análise da mucosa oral, observamos as células da mucosa (citoplasma e núcleo) utilizando microscópio.
OBJETIVOS
Observar células e esquematizar a estrutura básica de uma célula eucarionte (mucosa oral)
MATERIAIS
Microscópio óptico, lâmina, lamínula, espátula de madeira, papel de filtro, pipeta Pasteur, azul de metileno e células da mucosa oral.
PROCEDIMENTO
Posicionamos o microscópio próximo à bancada para melhor visualização do grupo e nos posicionamos sentados em frente ao aparelho, visualizando com os dois olhos.
Coletamos uma amostra da mucosa oral com a espátula de madeira, passando sobre a parte interna da bochecha. Colocamos o material coletado no cetro da lâmina e adicionamos uma gota de corante azul de metileno sobre a amostra, em seguida colocamos a lamínula sobre o corante e posicionamos a lâmina no microscópio.
Após o microscópio ser ficado, observamos a célula eucarionte da mucosa oral em esquemas de 100 x e 400 x.
VANTAGENS DE PREPARAÇÃO PERMANENTE
As lâminas permanentes têm a vantagem de poderem ser seladas a vácuo dentro do quadro para impedir o movimento ou vazamento, tornando-as ideais para o transporte ou visualizações repetidas de apresentações. A utilização delas facilita a preservação da amostra por mais tempo em comparação a uma lâmina temporária, sendo especialmente útil se a amostra for rara.
DESVANTAGENS DE PREPARAÇÃO PERMANENTE
As lâminas permanentes podem apresentar dificuldades quanto a sua correta especificação, além de possuírem custo elevado. Certos tipos de lâminas permanentes são feitos para determinados tipos de amostras. Se você não tem certeza do tipo de lâmina que precisa, pode acabar com uma lâmina que não exibe corretamente o objeto que você deseja ampliar.
VANTAGENS DA PREPARAÇÃO A FRECO É um tipo de preparação que pode A este tipo de preparação se devem as primeiras descobertas científicas, pois