Analise de mercado e concorrencia
Desenvolvemos esta Atividade Prática Supervisionada (ATPS), com o objetivo de identificar as atuais ferramentas de Marketing de relacionamento.
Nesta 1ªEtapa desta ATPS, com o objetivo de entendermos o processo de relacionamento com o cliente, baseamos nossa pesquisa em alguns pontos como : o que é e para eu serve? quais as mudanças que houveram antes da década de 50 e após.
Os exemplos utilizados não serão baseados nas ferramentas tecnológicas, isto para que entendamos melhor a mudança significativa que houve antes de 1950 até os dias de hoje.
Neste trabalho é possível identificar que o marketing de Relacionamento visa estimular a lealdade à marca através da humanização do contato com os clientes, agora realizado a qualquer tempo, mesmo e, sobretudo após a concretização do processo de venda.
Com o avanço tecnológico verificamos que o relacionamento com o cliente modificou-se e nos dias atuais é necessário resgatar aquele diferencial no atendimento que existia antigamente.
Notamos que o fator tempo foi outro determinante para esta mudança, além da globalização e a tecnologia também fazerem parte destas mudanças, agora o mercado sente necessidade de resgatar aquela ¨atenção especial dada ao cliente¨, pois cada cliente é único.
•Marketing de Relacionamento o que é e para que serve?
De acordo com KOTLER E ARMSTRONG,
O marketing de relacionamento é criar, manter e aprimorar fortes relacionamentos com os clientes e outros interessados. Além de elaborar estratégias para atrair novos clientes e criar transações com eles, as empresas empenham-se em reter os clientes existentes e construir com eles relacionamentos lucrativos e duradouros. (2003, p. 474).
É a prática da construção de relações satisfatórias em longo prazo com partes-chaves – consumidores, fornecedores e distribuidores – para reter sua preferência e negócios em longo prazo.
Empresas bem sucedidas conhecem seus clientes, coletam informações, armazenam-nas em um banco de dados e aplicam o