Etica
1. QUAIS AS CONCLUSÕES QUE SÓCRATES CHEGA EM RELAÇÃO AO QUE É A VIRTUDE E O BEM?
- Para Sócrates, a virtude é o bem mais precioso que a pessoa pode ter. Para ele, as pessoas deveriam concentrar os seus esforços em serem virtuosos, para si mesmos, para seus amigos e para a comunidade a que pertencem, pois a virtude deve ser conquistada também pelo grupo humano, pela polis. Tal virtude seria o bem supremo. Todo homem que conhece o bem é virtuoso. Ser virtuoso para Sócrates é conhecer as causas e o fim das ações permitindo uma vida moral e virtuosa em direção a idéia de bem.
2. QUAL O SIGNIFICADO DO SOMATÓRIO DE CONSCIÊNCIA MORAL E A VONTADE GUIADA PELA RAZÃO, PARA ARISTÓTELES?
- Aristóteles acrescenta a idéia de Sócrates, de que: “o ethos (costume) considerado bom e virtuoso tem origem no logos (razão), pois o sujeito ético é aquele que tem consciência do significado de suas atitudes e da essência dos valores morais, ou seja, ser ético implica em uma reflexão que justifique a ação”, à noção de saber prático: “o conhecimento daquilo que só existe como conseqüência de nossa ação”. Ele também soma à consciência moral proposta por Sócrates à idéia de vontade guiada pela razão: “a decisão ou deliberação sobre algo que depende de nossa vontade”.
3. O QUE SIGNIFICA PARA O CRISTIANISMO O CONCEITO DE VIRTUDE?
- Para o cristianismo, a virtude é uma disposição habitual e firme para fazer o bem, sendo o fim de uma vida virtuosa tornar-se semelhante a Deus.
4. QUAL A FINALIDADE DA ÉTICA PARA OS FILÓSOFOS ANTIGOS?
- Ética, para os filósofos antigos, e em âmbito geral, é o estudo dos assuntos morais, do modo de ser e agir dos seres humanos, além dos seus comportamentos e caráter. Neste âmbito, a ética procura descobrir o que motiva cada indivíduo de agir de um determinado jeito, diferencia também o que significa o bom e o mau, e o mal e o bem. Ela também estuda os valores que regem os relacionamentos interpessoais, como