Analise de investimentos
De uma forma simples é possível definir a política de financiamento como sendo o conjunto de decisões que tem em vista a obtenção dos capitais necessários ao crescimento e gestão da empresa.
FINANCIAMENTO PARA INVESTIMENTO
Crédito para investimento fixo
Operações de crédito de longo prazo destinadas a financiar implantação, expansão e modernização de empresas. Essas operações financiam os ativos imobilizados das empresas como itens de permanência duradoura, destinados ao funcionamento das atividades da empresa.
Crédito para investimento misto
Operações que financiam investimento fixo e capital de giro associado. Esta modalidade de crédito é bastante utilizada por empreendedores que ao adquirir um ativo imobilizado necessitam de recursos para a aquisição de matérias-primas, mercadorias, e demais despesas.
FINANCIAMENTO PARA CAPITAL DE GIRO
Crédito para capital de giro
Operações de crédito destinadas à manutenção da atividade operacional no dia a dia da empresa. Como pagamento de contas, folha de pagamento, estoques e outros compromissos de curto prazo. Os empréstimos para capital de giro podem ser liberados de duas formas:
- Isoladamente (capital de giro puro) - na maioria das vezes, este tipo de empréstimo não necessita da comprovação de sua destinação.
- Associado à investimentos fixo (capital de giro associado) - destinado à compra de insumos e/ou mercadorias.
DESCONTO DE DUPLICATAS
O desconto de títulos ou duplicatas é um adiantamento de recursos, feito pelo banco, sobre os valores dos respectivos títulos. Neste tipo de operação, o cliente recebe antecipadamente valor correspondente às suas vendas a prazo, transferindo para o banco o risco de suas vendas a prazo. Ao apresentar um título de vencimento futuro para desconto no presente, entretanto, o cliente não recebe seu valor total. Sobre esse valor o banco deduz a chamada taxa de desconto, além de impostos (como o IOF) e encargos administrativos.
Normalmente, as