Analise de investimentos - roteiro
Curso:
Administração
Série:
5ª Série
Disciplina:
Análise de Investimentos
Professor EAD:
Me. Jefferson Dias
Tema 2:
Técnicas de Análise de Investimentos – Aspectos Teóricos
Conteúdo:
O conceito de fluxo de caixa.
Fluxos de caixa relevantes.
Projetos únicos e projetos concorrentes.
Técnica de análise de investimentos.
O investimento, conforme visto na aula passada, representa a utilização, no presente, de recursos disponíveis, objetivando criar, futuramente, mais recursos, ou seja, renda.
A decisão do investimento não pode ser tomada única e exclusivamente com base na demanda do produto a ser vendido pela empresa. Existem várias técnicas de análise de investimentos que, via de regra, se baseiam na projeção dos fluxos de caixa em diferentes tipos de projetos.
Conforme você verá na página 35 do PLT, a representação do fluxo de caixa consiste em uma escala horizontal, na qual são marcados os períodos de tempo. As entradas (fluxos positivos) são representadas com setas para cima, e as saídas (fluxos negativos) com setas para baixo. Importante observar que estes fluxos trabalham com o conceito de caixa (financeiro), enquanto que a contabilidade trabalha com o conceito de competência
(econômico, baseado no fato gerador do lançamento). Assim sendo, a técnica permite realizar-se a projeção do fluxo de caixa.
O fluxo de caixa projetado caracteriza-se como uma estimativa de ganhos ou perdas futuros, considerando-se, naturalmente, que o projeto ainda não tenha sido implementado. A análise de investimentos permitirá, portanto, que se faça um estudo acerca da viabilidade econômico-financeira de realização do projeto através da análise do fluxo de caixa projetado.
Esse fluxo de caixa projetado, que também pode ser denominado de fluxo de caixa relevante, apresenta uma estrutura padrão composta por três partes essenciais, quais sejam: