Analise de investimento
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
TRABALHO DE ANALISE DE INVESTIMENTO
1-O conceito de inflação - página 68;
2- Fale sobre as causas e consequências da inflação - página 69;
3-Descreva a composição do IGP-M (como é calculado-pag. 88);
4- Descreve a composição do IPCA, o que significa esse índice no Brasil (pag. 87);
A inflação é definida como o aumento continuo e generalizado dos preços na economia. Processo conhecido como inflacionário.
Mede-se a inflação por índices de preços onde basicamente á dois tipos o IGP (índices gerais de preços), que busca medir a inflação como conceito na economia, envolve preços de atacados, varejo e construção civil, os principais índices são os medidos pela FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS, conhecidos como IGP-DI composto por 60% de preços no atacado (IPA), 30% de preços no varejo (IPC) e 10% de preços da construção civil (INCC), que é medido todos os dias em cada mês, o IGP-M que tem a mesma composição, porém é medido do dia 21 de um mês ao dia 20 do mês seguinte. E o segundo índice o IPC (índice de preço ao consumidor), que são índices que buscam medir a inflação do varejo que atingem o consumidor diretamente, os principais são o IPCA (índice de preços ao consumidor amplo) calculado pelo IBGE, esse considerado como o índice oficial de inflação no Brasil; O IPC (índice de preços ao consumidor) calculado pela FIPE da USP em São Paulo; E o ICV (índice de custo de vida do Dieese) calculado pelo Dieese ligado aos sindicatos. Esses são médias ponderadas dos preços de um conjunto de bens escolhidos, em determinados períodos e em regiões especificas do pais, normalmente nas principais capitais. O aumento nos índices de preços do conjunto de bens escolhidos caracteriza a inflação.
Impor custos à sociedade, aumentar a concentração de renda, diminuir o crescimento econômico, são as principais consequências da inflação, porém por outro lado a três principais tipos de causas da inflação, são elas, Inflação