Geografia
CURSO DE GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA
FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL
GEOGRAFIA E SAÚDE NO ESTADO DE SÃO PAULO
ADRIANO CARLOS
PROF. DR. FABRÍCIO GALLO
RIO CLARO
JUNHO 2011
ÍNDICE
1. INTRODUÇÃO
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. CONTEXTO HISTÓRICO
2.2. A SAÚDE NO ESTADO DE SÃO PAULO
2.3. DISTRIBUIÇÃO DOS LEITOS DO SUS NO ESTADO DE SÃO PAULO
3. CONCLUSÃO
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
5. ANEXOS
1. INTRODUÇÃO
O SUS foi criado para promover a universalidade ou seja a saúde como um direito efetivo de todos, esse é o grande objetivo da existência dele. As dificuldades de uma melhor distribuição dos recursos físicos, financeiros e humanos é o maior empecilho e o grande desafio da União.
Neste breve estudo realizado sobre a saúde no estado de São Paulo, são abordados alguns problemas e realidades sobre a questão histórica, direitos do cidadão, regiões de maior recursos e distribuição do sistema hospitalar no estado.
São ilustrados a distribuição de leitos do SUS através de mapas e dados estatísticos, analisando os municípios de abrangência do sistema de saúde do estado.
2.1. CONTEXTO HISTÓRICO
O Sistema Nacional de Saúde(SUS) foi criado na constituição de 1988, mas foi somente regulamentado, em 19 de setembro de 1990, através da lei 8.080.
A saúde é definida pelo artigo 196 do capítulo VIII , da Ordem social , seção II como: ”A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantindo mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso