analise de investimento
• Investimentos públicos;
• Investimentos privados;
• Investimentos mistos (Petrobrás, Banco do
Brasil, etc)
Valores Mobiliários:
Ações
Debêntures
Fundos de investimento
Clubes de Investimento
Outros Investimentos:
Poupança
CDB's e RDB's
Títulos Públicos
A Análise de Investimentos
• Cabe ao administrador/gestor/empresário analisar quais são os melhores investimentos.
• Para fazer essa análise, ele deve levar em consideração as questões econômicas, financeiras e as do ambiente empresarial.
Que significa investir?
Investir significa dispender capital com o objectivo de gerar um determinado rendimento no futuro. No fundo, todos nós já somos investidores, ainda que de forma inconsciente, pois procuramos a todo o instante maximizar a remuneração do nosso capital ao longo do tempo. Afinal, o dinheiro serve para criar mais dinheiro.
Antes de pensar em investir, você deve se fazer a seguinte pergunta: “Para que vou aplicar meu dinheiro?” Ter um objetivo é o primeiro passo para um investimento de sucesso. Analise, antes de tudo, a sua situação financeira. Anote em um papel, o que você possui de bens quanto dispõe de capital e quais são as suas despesas e dívidas Nada deverá escapar deste “pente fino”, pois do contrário, você pode se prejudicar ao gastar um dinheiro que pode lhe fazer falta.
O que você possui é chamado, no mercado financeiro, de ativo e o que você deve, de passivo. Então, depois de listar tudo, subtraia dos ativos, os passivos. Se o resultado for positivo, então você tem um patrimônio liquido positivo, se for o contrário, seu patrimônio liquido está negativo.
Ao relacionar todos os seus bens e direitos (ativo), bem como os compromissos financeiros (passivo), você conhecerá sua real situação patrimonial e poderá traçar, de forma mais realista, uma meta para o seu patrimônio líquido, que deverá orientar seus esforços de poupança e investimento.
O dinheiro não poupado pode faltar quando precisarmos. Por