Analise de Forcas e Fraquezas SWOT
MATRIZ SWOT (FOFA)
Maximiano A C. Amaru.
Análise da Matriz FOFA (SWOT):
A análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análises de cenário (ou análises de ambiente), sendo usada como base para a gestão e o planejamento estratégico de uma organização. É um sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão (DAYCHOUW, 2007).
Para Martins (2006), essa análise é uma das práticas mais comuns nas empresas voltadas para o pensamento estratégico e marketing, é algo relativamente trabalhoso de produzir, contudo a prática constante pode trazer ao profissional uma melhor visão de negócios, afinal de contas, os cenários onde a empresa atua estão sempre mudando.
Segundo Chiavenato e Sapiro (2003), a matriz serve para cruzar as oportunidades e as ameaças externas à organização com seus pontos fortes e fracos. A avaliação estratégica realizada a partir da matriz SWOT é uma das ferramentas mais utilizadas na gestão estratégica competitiva. Trata-se de relacionar as oportunidades e ameaças presentes no ambiente externo com as forças e fraquezas mapeadas no ambiente interno da organização. As quatro zonas servem como indicadores da situação da organização.
A vantagem do emprego dessa ferramenta é o sequenciamento de passos de análise, o que permite visualização do diagnóstico e objetividade da pesquisa e da análise.
Alguns fatores são presentes na maioria das análises que subsidiam o processo de planejamento estratégico, conforme segue:
Quadro I - AMBIENTE INTERNO
Forças
Fraquezas
- Comprometimento das pessoas do grupo com o trabalho;
- Produto de grande aceitação no mercado;
- Logotipo moderno;
- Aprendizagem contínua;
- Recursos financeiros próprios;
- Qualidade do produto e do serviço;
- Administração adequada;
- Controle de custos;
- Localização na feira favorável.
- Produto perecível;
- Dificuldade para conseguir troco;
- Baixa lucratividade;
- Processos não