Analise de demostrações contábeis
Nome:Barbara pereira da silva
Nome:
Nome:
Nome:
São Paulo
2014
O presente trabalho, tem como objetivo tratar dos índices de liquidez, mostrando a importância dos mesmo para se ter uma idéia da saúde financeira das empresas. Ela possibilita grande quantidade de informações sobre a empresa, tornando possível prever, até mesmo, condições futuras inerentes a esta.
Os índices de liquidez demonstram a base da situação financeira da empresa visando medir a sua capacidade de pagamento. De modo geral, quanto maiores esses índices, melhor estará a situação da companhia, em termos financeiros, não necessariamente sendo a melhor situação das condições econômicas.
Os índices são capazes de mostrar a capacidade que as empresas têm em saldarem seus débitos com seus credores assim ganhando credibilidade e novos empréstimos. A finalidade dos índices de liquidez é avaliar a capacidade financeira que a empresa possui, para comprir seus compromissos de pagamentos de dívidas com terceiros, quanto maiores forem os índices, melhor. A liquidez decorre de uma série de fatores como: A capacidade que a empresa tem para ser lucrativa, a maneira como seu ciclo financeiro é administrado e as decisões estratégicas tomadas em relação aos financiamento e investimentos.
Os principais índices que medem a liquidez da empresa são: liquidez geral, liquidez corrente e liquidez seca e liquidez imediata. O indicador de liquidez geral , que verifica a situação financeira de forma geral, como base para ver a capacidade de pagamento de longo prazo da empresa;
O índice de liquidez corrente, frequentimente ultilizado, revela a capacidade que possui a empresa em quitar suas dívidas de curto prazo com seu ativo circulante.
O índice de liquidez seca, é o mais rigoroso entre eles, elimina os estoques, e com isso este índice revela se a empresa depende dos seus estoques para ter uma liquidez equilibrada.
O índice de liquidez imediata,