Analise de demonstracoes financeiras
Funções da empresa: ela desempenha importante papel econômico e social no mundo moderno.
Sistema de Informações Gerenciais (SIG): Consiste na ordenação das informações necessárias para o gerenciamento dos negócios atuais e pata os planos futuros.
Sistema Formal de Informações na empresa: contábil, visa subsidiar o processo decisório.
Objetivos e usuários da analise financeira: Administração de empresas; Acionistas e Proprietários; Investidores e Analistas; Bancos e Instituições Financeiras; Fornecedores e Clientes; Governos e Reguladores; Sindicatos e Associação de classe; Auditorias.
Limitações: defasagem das informações; veracidade das informações; resistentes em informar.
Relatório da Administração: síntese da empresa, seu desempenho.
Demonstrações Financeiras: podem ser: Balanço Patrimonial; DRE; Demonstrações das mutações de patrimônio líquido (DMPL); Demonstrações das origens e aplicações de recursos (DOAR).
Notas Explicativas: é um complemento que visa explicar uma determinada conta.
Parecer do conselho fiscal: visa fiscalizar os atos da administração.
Parecer dos Auditores: um parecer para dar mais veracidade as informações.
Demonstração do valor adicionado: se adquiriu riqueza.
Analise de balanço: mais aponta problemas a serem investigados do que indica soluções. Quando convenientemente integrada pode transforma-se em um poderoso “painel de controle” da administração.
Tipos de Análise Financeira: transforma informações contábeis em financeiras. Análise Horizontal – visa demonstrar a evolução (desempenho) da empresa ao longo do tempo. Fórmula – ( -1) x 100. Análise Vertical – mostra a estrutura, como esta a distribuição dos recursos da empresa. Fórmula – e .
Análise dos Indicadores: indicações financeiras que falam se a empresa esta com folga financeira ou não.
1. Análise da Liquidez e do Endividamento: é o primeiro indicador e tem por objetivo verificar a capacidade da empresa de cumprir com suas