ANALISE DE COMPRESSOR
Campus de Três Lagoas - CPTL
Gestão da Qualidade - II
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Gerenciamento da Melhoria da Qualidade do Processo e do Produto
Relatório do Setor de Montagem: Produto KIT
I – Detalhamento do processo de montagem
O relatório apresenta o funcionamento da linha de montagem do kit (fig. 1), que é parte integrante de compressor hermético, largamente utilizado na refrigeração, com em geladeiras, freezers, balcões frigoríficos e bebedouros.
O processo de produção apresenta 15 estágios (estações de trabalho), conforme figura 2.
Cada uma das estações é representada por uma letra e um número. F01 representa a estação 1 (função 1). Há também as estações de retrabalho, descritas como RW (rework). É uma linha paletizada, onde os produtos ou peças se deslocam ao longo da linha em cima de um pallet. Em cada estágio este pallet é “processado”. Após o processamento o operador libera o pallet para o próximo estágio, ou encaminham para o retrabalho.
Cada um dos estágios é composto por um conjunto de atividades, descritos a seguir:
F01 – Alimentação da linha: a linha de montagem é abastecida com o corpo do kit (peça de ferro fundido), na cabeça da linha. Para cada lote produzido é selecionado o modelo do produto e a sua quantidade a ser produzida. Um lote de peças fica ao lado da estação, onde o operador transfere manualmente as peças e as coloca na linha de montagem. Este lote é posicionado em cima de um elevador, para que o pallet fique no mesmo nível da linha de montagem.
F02 – Estação temporariamente desativada, a ser utilizada em situação de futura expansão ou necessidade.
F03 – Classificação do cilindro: o operador utiliza um plug pneumático para classificar o diâmetro do cilindro, de modo a identificar qual pistão utilizar na montagem do kit (medida do diâmetro). Assim que classificado, o pistão é colocado junto ao corpo. As duas peças seguem, sob o pallet, na linha de montagem até a próxima