Analise das obras de caio prado junior, gilberto freyre e
Campus de pinheiro
Licenciatura em ciências humanas
Disciplina: História
Professora: Pollyanna
Historia
Samylla Sa
Pinheiro – MA /2012
Samylla Sá Silva
Analise das obras de Caio Prado Júnior, Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda
Pinheiro – MA /2012
Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e Caio Prado Júnior foram os intelectuais preocupados em tratar da formação do Brasil, suas obras são, portanto fundamentais para as ciências humanas. A partir do que temos e discutimos em sala de aula elabore um texto em que constem: As principais ideias de cada autor, suas contribuições na maneira de pensar o brasileiro e que pontos tais obras se aproximam e se afastam.
Caio prado júnior, Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda, foram uns dos grandes intelectuais brasileiros do século xx, que marcaram profundamente a nossa sociedade com o modo pensar a respeito da nossa formação. Com grandes obras que discutem o contexto social daquela época.
Caio Prado, utiliza-se de pensamentos marxista para compreender os fenômenos da nossa formação e explicar a sua importância para a nossa sociedade. Para ele o sentindo da nossa colonização estava na produção de riquezas para Portugal, em que o principal objetivo do país era atender a metrópole. Ainda segundo ele a nossa sociedade era patriarcal dominada pelos senhores de engenho, e nossa economia colonial era quase totalmente agraria, onde predominava os grandes latifúndios e a exploração agrícola. As principais mãos –de – obras foram os índios e depois os escravos Em seu livro Casa Grande e Senzala, Gilberto Freyre também trata sobre a formação da sociedade brasileira, o qual fala sobre a teoria da miscigenação. Ele ver a mistura entre negro, índio e branco como algo positivo, pois, ao seu entendimento, a miscigenação é um dos elementos chave na conquista dos trópicos. Segundo ele o Brasil só deu certo pela flexibilidade do português em se mistura,