Analise das FMS do Filme Camisa de Força
Sensação: É a operação por meio da qual as informações relativas a fenômenos do mundo exterior ou ao estado do organismo chegam ao cérebro. O cérebro produz uma mensagem mental dela. Esta FMS encontra exemplo na cena em que Jack Starks (Adrien Brody) foge do manicômio e segue por um caminho coberto de neve, seu corpo treme demonstrando que no momento ele estava experenciando a sensação de frio.
Percepção: A interpretação de uma imagem mental resultante da sensação, que se baseia num conceito anterior ao fato. Esta, evidencia-se quando durante a guerra um menino aponta uma arma de fogo para Jack, que por sua vez ao perceber o perigo de morte iminente tenta dissuadir o garoto.
Atenção: A atenção é o fator que permite selecionar e descartar estímulos por meio de células cerebrais denominadas “detectores de padrão”. No filme a atenção se mostra quando Jack vê a placa de identificação que outrora lhe pertencera em meio aos pertences de Jackie Price (Keira Knightley), focalizando na placa sua atenção.
Memória: É a faculdade de reproduzir conteúdos inconscientes e está diretamente associada à atenção, sem a qual, não há memória. Rememorando a cena citada acima, no momento em que Jack vê a placa de identificação, lembra-se do dia que a deu a Jackie.
Linguagem e Pensamento: São funções mentais superiores diretamente associadas. Por meio da linguagem o homem transforma o outro e por sua vez, é transformado pelas conseqüências de sua fala.
O pensamento é a atividade mental associada com o processamento, a compreensão e a comunicação da informação.
Linguagem e pensamento estão presentes nos diálogos de Jack e a psiquiatra do hospital.
2) No exemplo citado para ilustrar a sensação o estímulo foi interno, que foi devido à queda da temperatura corporal.
Nos casos da percepção, atenção e memória, os estímulos foram visuais. Na percepção quando viu