Analise das demonstrações contabeis
"Demonstração Contábil" é evidência de uma conta ou de um conjunto delas, ou seja, dos fatos contábeis ordenados, disciplinados a um regime próprio de natureza tecnológica da contabilidade, quer estática, quer dinamicamente, tudo segundo um processo definido.
As Demonstrações Contábeis obrigatórias são o conjunto destas que, segundo a lei 6.404/76 e lei 11.638/2007, devem ser obrigatoriamente divulgadas pelas sociedades por ações (SA) e equiparadas.
Tempo de guarda: 10 anos. Base legal: Artigos 209 e 210 do Decreto nº 3.048/99.
São demonstrações contábeis: ▪ Balanço Patrimonial: Estática. Composição do patrimônio ▪ DRE: Estática. Composição do patrimônio ▪ DMPL: Dinâmicas; retratam fluxos econômicos (variação de riqueza). ▪ DLPA: Dinâmicas; retratam fluxos econômicos (variação de riqueza). ▪ DOAR: Dinâmica e fluxo financeiro. ▪ DFC: Dinâmica e fluxo financeiro. ▪ DVA: Dinâmica e fluxo da riqueza. ▪ Notas Explicativas: Diverso.
Balanço Patrimonial - BP
Conceito: posição patrimonial e financeira da entidade em determinada data. Como uma foto da entidade, evidencia seu patrimônio em um dado momento.
Finalidade: Fornecer informações sintéticas às pessoas interessadas em conhecer a situação patrimonial e permitir a realização da análise de suas mutações e configurações.
Conteúdo e Estrutura: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido, e seus desdobramentos.
Estrutura do Balanço Patrimonial
Ativo Circulante: Contas que estão constantemente em giro (em movimento), sua conversão em dinheiro ocorrerá, no máximo, até o próximo exercício social.
Ativo Realizável a Longo Prazo: Bens e direitos que se tornarão dinheiro após o exercício seguinte.
Ativo Não Circulante: Bens e direitos que não se destinam a venda e têm vida útil longa (bens). Investimento: Aplicações de caráter permanente que geram rendimentos não necessários à manutenção da atividade principal da