analise das demonstracoes financeiras
Este capítulo deveria constituir, maioritariamente, uma revisão do que já se aprendeu em contabilidade. No entanto, a contabilidade focaliza como as demonstrações financeiras são feitas, ao passo que em nosso caso analisamos como elas são empregadas pela administração, para melhorar o desempenho da empresa, e pelos investidores, para atribuir um valor às acções da empresa.
1. Demostrações e relatórios financeiros
Dos vários relatórios que as empresas enviam a seus accionistas, o relatório anual é provavelmente o mais importante. Este, é um relatório publicado anualmente por uma empresa para os seus accionistas. Ele contém demonstrações financeiras básicas, bem como a posição da administração sobre as operações do respectivo ano e as perspectivas da empresa.
O relatório anual apresenta quatro demonstrações financeiras básicas: a demonstração de resultados, o balanço patrimonial, a demonstração dos lucros retidos e a demonstração dos fluxos de caixa.
Consideradas em conjunto, essas demonstrações apresentam um resumo das operações da empresa e sua situação financeira.
A informação contida em relatório anual é utilizada pelos investidores para criar expectativas sobre os lucros e dividendos futuros. Assim, o relatório anual é evidentemente de grande interesse para os investidores.
2. A demonstração de resultados do exercício
A demonstração de resultados do exercício é uma demostração que resume as receitas e despesas da companhia durante um determinado período contábil, geralmente um ano (Brigham, 2000:34). Assim, pode-se afirmar que a demonstração de resultados do exercício é um documento que mostra a situação económica duma empresa, isto é, a síntese dos efeitos financeiros das operações realizadas pela empresa num específico período contabilístico ou num dado período económico (em quanto é que contribuíram os financiamentos para o aumento do valor/riqueza da empresa).
Na demonstração dos