Analise da água de água de lagoa
Há uma grande preocupação por parte da sociedade com a preservação ambiental, fala-se muito em desenvolvimento sustentável e ecologicamente correto, mas nem todos têm a mesma consciência em relação à água que utiliza-se para fins recreativos, ou para fins de consumo humano.
As águas são classificadas segundo sua destinação. De acordo com a Resolução 357/05 do CONAMA, art. 4º, “Das Águas Doces” classificando-as em cinco classes, a saber: Classe Especial, Classe 1, Classe 2, Classe 3 e Classe 4. Cada classe é destinada de acordo com a qualidade da água, e serão melhores estudadas no item 4.7 do estudo corrente.
O propósito de nosso estudo é caracterizar a água da “Lagoa do Fundão” localizada em Formiga-MG, na busca por informações sobre a qualidade da água, seus parâmetros físicos, químicos e biológicos, bem como as classes das águas, ali, utilizadas por toda comunidade local e turistas.
A Lagoa do Fundão é um dos cartões postais de Formiga-MG, está localizada no bairro Vargem Grande, um bairro afastado do centro, que abriga também o Country Clube de Formiga que utiliza parte da lagoa para diversão e lazer dos seus associados, como o uso de Jet-ski e pequenas embarcações de propriedade destes sócios. Nestes locais a manutenção e conservação são feitas pelo clube. O restante da área, incluindo a “Parque Municipal Dr. Lepoldo Correia”, uma área destinada ao lazer da população menos favorecida é mantida pela prefeitura, além de várias casas de veraneio, onde cada proprietário cuida de sua área. Há um contraste muito grande nesta região, de um lado, um clube que tem como associados a classe média e alta da sociedade formiguense e as propriedades de veraneio, de outro lado, os bairros Vargem Grande, recanto da Praia e outros que abrigam um população de classes menos favorecidas.
Atualmente a lagoa é utilizada pela população regional para fins recreativos e é considerada ponto turístico de seu município. Portanto, objetiva-se com a realização deste